Construção de paineis de azulejo para colocar na freguesia de Barcelinhos

14 Abr 2024

As turmas, agora imbuídas num novo projeto, deixam os corredores escolares para mergulhar nas profundezas da história e da cultura de Barcelinhos. Com pincéis em mãos e mentes abertas, dedicam-se a retratar a lendária história do galo de Barcelos, símbolo de justiça e resiliência, que ecoa pelo tempo e associado ao monumento seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.

Ao mesmo tempo, as suas pinceladas narram a ligação intrínseca entre Barcelinhos e Santiago de Compostela, um caminho espiritual e cultural que une não apenas duas estâncias, mas também as almas daqueles que por elas passam.

Neste mural em azulejo de grandes dimensões, as cores vibrantes contam histórias antigas, enquanto os padrões intrincados capturam a essência da tradição e da herança cultural de Barcelinhos. Cada azulejo é uma peça do quebra-cabeça da história, uma homenagem aos que vieram antes e aos que ainda virão. À medida que o mural ganha forma, torna-se mais do que uma simples obra de arte; é um testemunho vivo da identidade de Barcelinhos, uma celebração de sua rica história e património cultural. E as turmas, com suas 400mãos habilidosas e corações cheios de admiração pela sua terra, deixam uma marca indelével na paisagem urbana, lembrando a todos que a história vive não apenas nos livros, mas também nas paredes que a cercam. Sempre.

Professor Nuno Mendanha

Separadores Verticais