Quadro de Valor e de Excelência

O Agrupamento de Escolas, com toda a sua dimensão humana, dinamiza a vertente que distingue os alunos de forma inclusiva, reconhecendo os que se sobressaem pelo valor das suas competências cognitivas e de aplicação escolar e, também, aqueles que pelas suas atitudes positivas se salientem pela excelência do seu comportamento cívico e social. Os alunos referidos integram o Quadro de Valor e/ou o Quadro de Excelência, previsto no art. 41.º do Regulamento Interno.

O Quadro de valor destaca alunos merecedores de mérito:

  • por participação de relevo em atividades escolares que, para além do seu bom comportamento e assiduidade, evidenciem desempenhos de excelência nas atividades de enriquecimento curricular;
  • por manifestar atitudes e comportamentos de relevo em que se evidenciem valores humanitários em beneficio da comunidade.

O Quadro de excelência destaca alunos merecedores de mérito académico:

  • para além do seu bom comportamento e assiduidade obtenham nos resultados de avaliação do 3.º período:
    • no 1.º ciclo - quatro ou mais menções de muito bom, sem registo de menções de insuficiente;

    • no 2.º e 3.º ciclo - uma média académica de nível igual ou superior a 4,5 sem registo de niveis 2 ou 1.

Anualmente o Agrupamento de Escolas festeja o mérito dos alunos em cerimónia aberta à comunidade educativa, organizada em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação. Os alunos recebem o Diploma do Quadro de Excelência, acrescido de um prémio constituido por manuais escolares, um cheque prenda e um troféu. Em 2019/2020 o quadro de valor premiou 3 alunos no 1.º ciclo, 2 alunos no 2.º ciclo e 1 aluno no 3.º ciclo.

Alunos do Quadro de Execlência 2018/2019
1.º ciclo 116 16,2 %
2.º ciclo 66 20,0 %
3.º ciclo 34 11,1 %