Projeto "Canecas"

 O Projeto Canecas resulta da vontade de encontrar, em contexto escolar inclusivo, respostas educativas de qualidade, adequadas à concretização efetiva das aspirações de cada jovem com NEE, num trabalho em rede com outras instituições do território educativo. O Projeto Canecas foi selecionado em 2016/2017 como um dos projectos vencedores do Programa EDP SOLIDÁRIA., com continuidade no presente ano letivo.

#FundaçãoEDP #EDPSolidária

Inserido da medida educativa de curriculo específico individual, o projeto "canecas" constitui uma área multidisciplinar de integração curricular. Nesta, os alunos desenvolvem processos de criação, desenvolvimento e promoção de diferentes produtos - canecas, plantas aromáticas e produtos alimentares - que constituem o projeto, numa intervenção multidisciplinar.

O projeto "canecas" firma-se em três eixos que cruzam o território educativo:

Inclusão social

• A escola é um ambiente de desenvolvimento de capacidades, atitudes e conhecimentos que são essenciais para a vida adulta. Neste projeto os alunos desenvolvem experiências significativas promotoras de competências funcionais.

• Pretende-se, também, que os alunos desenvolvam competências de relacionamento interpessoal, prevendo-se que sejam eles dar a conhecer os "produtos" aos visitantes do projeto.

Artesanato e produtos locais

• Conceção de peças de cerâmica. Destacam-se as canecas cerâmicas totalmente manipuladas e personalizadas pelos alunos.

• Cultivo e secagem de plantas. Destacam-se as plantas aromáticas e os chás; Produção de produtos artesanais “bolachas”, "compotas" e “chá”.

Caminho de Santiago • Inserido no conceito de “caminho de santiago inclusivo” os peregrinos, que passam nos passeios do arruamento principal do perímetro exterior da escola, nas manhãs de 3.ª feira, a partir do mês de abril, são convidados a conhecer o “projeto “Canecas”. No interior da escola foi construído um jardim, uma estufa e uma sala foi equipada para o projeto, nestes locais os visitantes partilharão as dinâmicas de funcionamento do projeto.

O desenvolvimento do projeto é apoiado e financiado pela Fundação EDP SOLIDÁRIA, pelo Município de Barcelos e pelo Ministério da Educação.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento e os resultados gerados com o projeto, alunos e a docentes de outras escolas serão convidados a visitarem o projeto “Canecas” em funcionamento e será editado um guia do projeto, a distribuir nos estabelecimentos escolares do concelho, para promover a sua replicabilidade noutros locais.