Projetos PNL – Mochila Vai e Vem – Livros para partilhar - "O arco iris da linguagem"
“Nós somos construtores de significados – todos e cada um de nós: crianças e educadores. Tentar descobrir o significado, construir histórias e partilhá-las com outros, oralmente ou por escrito, é uma parte essencial do ser humano”. (Wells, 1986)
Em todo o crescimento e desenvolvimento das crianças são necessárias condições que o possibilitem e favoreçam. Neste mesmo âmbito, só um meio adequado, enriquecedor, que estimule a comunicação, fará com que a criança sinta a necessidade de se exprimir e melhorar o seu vocabulário.
A descoberta da “leitura” abre um mundo completamente novo para a criança. A promoção da leitura realiza-se em estreita colaboração com as famílias das crianças, nomeadamente, na operacionalização dos projetos de leitura - Mochila em Vai e Vem e, Livros para Partilhar - desenvolvidos, em todos os estabelecimentos da educação pré-escolar.
Projeto “Passezinho”
O projeto é promovido pela Administração Regional da Saúde do Norte em parceria com o Ministério da Educação, aplicando-se ao Pré-escolar e assenta em práticas saudáveis promotoras de saúde alimentar, oral, mental e física.
Os Jardins de Infância do departamento da educação pré-escolar vão trabalhar o projeto passezinho nas suas diferentes vertentes em parceria com o Centro de Saúde de Barcelinhos.
Projeto "Brincar com a Ciência"
Este projeto enquadra-se no Projeto Educativo, uma vez que tem por objetivos:
- Desenvolver a sensibilização às ciências,nomeadamente em situações da vida quotidiana:
- Desenvolver o espírito crítico, o sentido de observação, a capacidade de levantar hipóteses e chegar a conclusões;
- Descobrir os diferentes estados em que a matéria se apresenta na natureza;
- Observar e recolher dados de experiências simples realizadas na sala;
- Conhecer alguns aspetos relacionados com a física/química: brincar com a água, encher e esvaziar recipientes, explorar efeitos de luz, jogar com formas, materiais e texturas…
- Reconhecer e aplicar conhecimentos de educação ambiental e para a saúde, visando o desenvolvimento de atitudes e comportamentos de respeito pelo ambiente e pelas identidades culturais.
Atividades e calendarização
Elaboração de um guião estruturado com as atividades práticas a desenvolver com as crianças, de acordo com os seguintes pressupostos:
• Partir de uma questão simples e cativante;
• Colocar as crianças a manipular, a realizar elas próprias a experiência;
• Desenvolver as importantes competências de observação e registo;
• Envolver as crianças no leque de processos de pensamento científico rotineiros, como levantar uma hipótese ou discutir abertamente as observações para identificar um certo padrão da Natureza;
• Estimular a pesquisa documental, o aprofundamento teórico e a relação entre conceitos;
• Ajudar as crianças a tirar uma conclusão racional, clara, do trabalho realizado.
As atividades a desenvolver deverão ser aplicadas de forma rotativa nos diferentes jardins-de-infância com sessões de duração de 60 minutos, consoante os interesses e necessidades de cada grupo e de acordo com o docente titular de turma.
Para a implementação da atividade é realizada uma planificação para cada uma das 16 experiências diferentes, com os respetivos protocolos que posteriormente serão divulgadas por todos os jardins-de-infância e partilhadas online (Google drive).
Como forma de motivação é criada a figura do “cientista itinerante” (fantoche), que semanalmente anuncia a sua presença num jardim-de-infância, calendarizada atempadamente. Apresentará a proposta da execução de uma experiência, fará os registos fotográficos, bem como os registos das crianças sobre a mesma.
Na página do agrupamento aerosaramalho.pt e nas redes sociais, facebook, divulgar-se-ão as experiências efetuadas.