Projeto Educativo

Definição

Projeto Educativo é o documento que consagra a orientação educativa do Agrupamento de Escolas, elaborado e aprovado pelos seus orgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo as quais o Agrupamento de Escolas se propõe cumprir a sua função educativa.

 

Princípios educativos

Os princípios, valores e políticas educativas identificam as opções do Agrupamento de Escolas quanto ao ideal de educação a prosseguir.

 

Promoção da educação para a liberdade, autonomia e responsabilidade Desenvolvimento pleno e coerente da personalidade das crianças e jovens, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários.
Promoção da educação para o desenvolvimento integral Contributo de todas as escolas na formação dos alunos, dotando-os de capacidades bem desenvolvidas, valores e conhecimentos estruturantes, conscencializando-os igualmente para o exercício responsável dos seus direitos e deveres de cidadania.
Promoção de uma cultura de inclusão e solidariedade Igualdade de oportunidades proporcionando a todos os alunos e em particular no apoio à inclusão de alunos com diferentes necessidades educativas especiais (NEE).
Valorização da cooperação, abertura ao meio e da dimensão europeia da educação

Circuitos de interação entre a escola, a família e outros membros relevantes da comunidade como forma de desenvolver um trabalho adequado às necessidades do contexto em que o Agrupamento e os alunos se encontram inseridos.

A dimensão europeia visa formar jovens conscientes dos seus direitos e deveres, que valorizem a participação ativa no projeto de construção europeia. Procura-se desenvolver uma identidade europeia assente num conjunto de valores e no sentimento de pertença em relação à Europa e ao Mundo.