Erasmus+ Educação e Formação

Coodenadora do projeto: Cláudia Gomes

O Agrupamento de Escolas viu o seu projeto "Escola: Ser melhor, ser maior" contemplado como um dos vencedores da Ação "KA1 – Erasmus+". O projeto desenvolver-se-á durante dois anos letivos até Maio de 2019, com frequência de oito cursos de formação, certificados em vários países da europa.

8 MAR 2018

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, os docentes Jorge Martins e Rosa Viana, realizaram na escola Panavezia Kazimiero Paltaroko Gimnazija, Lituania, a modalidade de ensino/formação de Job Shadowing, "Educação Especial", em contexto, analisaram a estrutura corricular e observaram 3 aulas de diferentes níveis de ensino, onde se encontram integrados alunos com NEE. As aulas observadas ocorreram na área de expressões: Expressão Musical, Desenho,  Expressão Dramática e de Artes, onde deram a conhecer o Projeto Canecas aos alunos. Visitaram a instituição "Panavezio Sviesos specialiojo ugdymo centras" para crianças e jovens com Necessidades Especiais, onde observaram o trabalho desenvolvido com diferentes grupos etários. 

3 MAR 2018

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, as docentes Teresa Duarte e Ernestina Braga, realizaram no Reino Unido a formação "O drama no ensino aprendizagem das linguas". A abordagem teórica das técnicas de drama, nomeadamente, “Estátua”, “Role-play”, contar histórias, improviso; desenho de personagem e respectiva descrição, “túnel da decisão”, “professor-personagem”, “tabelau”, entre outras técnicas de simulação. Estas técnicas foram ilustradas com o visionamento de vídeos de aulas e através da realização de exercícios pelos formandos. Destaca-se o ambiente acolhedor proporcionado pela formadora e a diversidade de atividades a aplicar em contexto de sala de aula e a interação com os formandos provenientes de paises europeus.

12 FEV 2018

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, as docentes Carla Portela e Natália Martins, realizaram de 12 a 16 de fevereiro, em Rokycany, República Checa, a modalidade de ensino/formação de Job Shadowing "Ensino da Matemática". As docentes ficaram com a certeza de que as barreiras linguísticas são ultrapassadas no "Universo" da Matemática. As suas expetativas de interação com docentes e alunos e troca de recursos educativos foram superadas. As docentes encontraram muitas semelhanças entre os curriculos lecionados nos dois países mas também algumas diferenças no que respeita à linguagem Matemática.

29 JAN 2018

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, o docente Paulo Ribeiro, realizou de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, no Chipre, a modalidade de ensino/formação de Curso Estruturado "Trabalho experimental/campo-ciências". Durante esta formação foram experimentadas várias abordagens educativas ligadas à Educação Ambiental / Educação para o Desenvolvimento Sustentável através do uso de vários ambientes não-formais tais como museus, locais de interesse natural, fazendas ecológicas, e refletir sobre a contribuição e o impacto de tais abordagens em Educação. Foram ainda proporcionadas experiências teóricas e empíricas relativas à educação de adultos em contextos não formais, e a sua contribuição para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para uma cidadania ativa e qualidade de vida. Como aspetos importantes pode-se ainda falar na partilha de práticas inovadoras entre diferentes contrapartes europeias e na criação de uma rede para futuros projetos.

14 DEZ 2017

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, a docente Helena Vilas Boas, realizou de 14 a 19 de dezembro, em Roma, a modalidade de ensino/formação de Curso Estruturado "Educação não formal".

20 NOV 2017

De 20 a 24 de novembro três docentes da equipa de auto avaliação institucional, Maria Paula Abreu, Natália Martins e Teresa Duarte, participaram no curso "Evaluation and Quality Assurence in Education and Training", realizado em Piraeus, Grécia, pela entidade de formação Idec.

 

 

Tabs Pagina