Plano Nacional das Artes

O AE Rosa Ramalho no ano letivo 2019/2020 aderiu ao Plano Nacional das Artes (PNA) através da
implementação de um Projeto Cultural de Agrupamento (PCA) em parceria com a comunidade educativa, entidades locais e estruturas artísticas, culturais e patrimoniais.
O PCA será implementado com seis grupos da Educação Pré escolar, 15 turmas do 1.º ciclo e vinte e nove do 2.º e 3.º ciclo (EB Alvelos, EB Areias de Vilçar, EB de Carvalhal, EB de Gamil, EB de de Remelhe, EB Rosa Ramalho).
O PCA tem como principal objetivo explorar as potencialidades educativas do património artístico e cultural barcelense, tendo em consideração uma abordagem transdisciplinar, visando as várias áreas de competencias do Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória. É um veículo que facilitará a prossecução dos princípios educativos fixados no Projeto Educativo, e proporcionará aos alunos novas e significativas oportunidades de fruição / vivenciação cultural e artística, para além de se poder conceder uma maior visibilidade às atividades /projetos que estão a ser dinamizados.
 
A missão do PNA é promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um, para o horizonte temporal 2019-2029.