“Os smartphones e os telemóveis com ligação à internet potenciam riscos porque cabem num bolso ou numa mochila e tornam-se omnipresentes nos gestos diários, porque são uma...
Avaliação Externa
A Avaliação Externa dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas é desenvolvida pela Inspeção Geral de Educação e Ciência.
O 1.º ciclo de avaliação externa decorreu entre o ano de 2007 e 2011, na sequência do "Projeto Piloto de Avaliação Externa" coordenado por Pedro Guedes de Oliveira, no qual o Agrupamento de Escolas participou em maio de 2006.
Em 2011 a IGEC iniciou o 2.º ciclo de avaliação externa das escolas, neste o Agrupamento de Escolas foi avaliado no ano letivo de 2011/2012.
Em 2022/2023, a IGEC desenvolveu o 3.º ciclo de avaliação externa das escolas do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho.
Resultado da avaliação externa do Agrupamento de Escolas - 3.º ciclo
Domínio de referência |
Classificação |
Descrição |
---|---|---|
Autoavaliação |
Muito Bom |
Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados
notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.
|
Liderança e Gestão |
Muito Bom |
|
Prestação de serviço educativo |
Muito Bom |
|
Resultados | Muito Bom |
Resultado da avaliação externa do Agrupamento de Escolas - 2.º ciclo
Domínio de referência |
Classificação |
Descrição |
---|---|---|
Resultados |
Muito Bom |
A acção da Escola tem produzido um impacto consistente e acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. Os pontos fortes predominam na totalidade dos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais generalizadas e eficazes. |
Prestação do serviço educativo |
Muito Bom |
|
Liderança e gestão |
Muito Bom |
Resultado da avaliação externa do Agrupamento de Escolas - 1.º ciclo
Domínio de referência |
Classificação | Descrição |
Resultados |
Bom | No critério considerado, a escola revela bastantes pontos fortes, isto é, o seu desenvolvimento revela uma ação intencional frequente, relativamente à qual foram recolhidos elementos de controlo e regulação. Alguns dos pontos fracos têm impacto nas vivências dos intervenientes. As alterações positivas sao a norma, mas decorrem frequentemente do empenho e iniciativa individuais |
Prestação do serviço educativo |
Bom | |
Organização e gestão escolar |
Bom | |
Liderança |
Bom | |
Capacidade de autoregulação e progresso da escola |
Bom |