Avaliação Externa

A Avaliação Externa dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas é desenvolvida pela Inspeção Geral de Educação e Ciência.

O 1.º ciclo de avaliação externa decorreu entre o ano de 2007 e 2011, na sequência do "Projeto Piloto de Avaliação Externa" coordenado por Pedro Guedes de Oliveira, no qual o Agrupamento de Escolas participou em maio de 2006.

Em 2011 a IGEC iniciou o 2.º ciclo de avaliação externa das escolas, neste o Agrupamento de Escolas foi avaliado no ano letivo de 2011/2012.
 

Em 2022/2023, a IGEC desenvolveu o 3.º ciclo de avaliação externa das escolas do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho.

Resultado da avaliação externa do Agrupamento de Escolas - 3.º ciclo

Domínio de referência

Classificação

Descrição

Autoavaliação

Muito Bom

Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados
notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.

Liderança e Gestão

Muito Bom

Prestação de serviço educativo

Muito Bom

Resultados Muito Bom

 

Resultado da avaliação externa do Agrupamento de Escolas - 2.º ciclo

Domínio de referência

Classificação

Descrição

Resultados

Muito Bom

A acção da Escola tem produzido um impacto consistente e acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. Os pontos fortes predominam na totalidade dos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais generalizadas e eficazes.

Prestação do serviço educativo

Muito Bom

Liderança e gestão

Muito Bom

 

Resultado da avaliação externa do Agrupamento de Escolas - 1.º ciclo

Domínio de referência

Classificação Descrição

Resultados

Bom No critério considerado, a escola revela bastantes pontos fortes, isto é, o seu desenvolvimento revela uma ação intencional frequente, relativamente à qual foram recolhidos elementos de controlo e regulação. Alguns dos pontos fracos têm impacto nas vivências dos intervenientes. As alterações positivas sao a norma, mas decorrem frequentemente do empenho e iniciativa individuais

Prestação do serviço educativo

Bom

Organização e gestão escolar

Bom

Liderança

Bom

Capacidade de autoregulação e progresso da escola

Bom