Mobilidade Erasmus+ no âmbito do projeto “How Roman are you?” – Volos, Grécia

11 Maio 2023

Mobilidade Erasmus+ no âmbito do projeto “How Roman are you?” – Volos, Grécia, de 30 de abril a 6 de maio.

Realizou-se, no âmbito do projeto Erasmus+, a mobilidade prevista à escola “4th Gymnasium Volos”, na Grécia, com o tema dos “Jogos e desportos”. Participaram as escolas: EB 2,3 Rosa Ramalho (Portugal), Osnovna skola Bartola Kasica (Croácia), COLEGIO NTRA. SRA. DE LAS MERCEDES (Espanha), ITT Marconi (Itália) e Integrierte Gesamtschule Lüneburg (Alemanha). A escola Rosa Ramalho esteve representada pelos alunos Ana Isabel Costa, Diogo Fernandes, Gabriel Simões, Pedro Simões, do 8ºano, os professores Alexandra Soucasaux e Cândido Leite.

Foram apresentados, pelos alunosdos diversos países, os trabalhos em suporte multimédia sobre os “Jogos e desportos”, com influência romana. No caso da equipa portuguesa, os alunos apresentaram um trabalho de pesquisa sobre o jogo da “Malha”. Os alunos participaram em corridas de pista de 400 metros, de 100 metros e nos jogos de basquetebol. Ao longo desta semana foram desenvolvidas diversas atividades na escola anfitriã, nomeadamente às danças típicas gregas e a feira gastronómica. Visitamos o Museu da cidade de Volos e o centro da cidade.

Participamos em atividades culturais em Thessaloniki, com visitas à colina onde se encontra o Heptapyrgion of Thessaloniki, às ruínas romanas Eptapyrgio, ao Arco de Galerius e à Torre Branca. No centro de educação ambiental em Makrinitsa, desenvolveram-se atividades de ecoturismo e vida saudável. Conhecemos as plantas da montanha Pelio.

Foi uma semana em que o espírito Erasmus foi visível nas amizades dos elementos que participaram e no comprometimento da construção de uma melhor Europa, sabendo conviver com as suas diferenças mas tendo por base iguais valores europeus.

Separadores Verticais