'Mochila Cultural' leva reinterpretação do Figurado de Rosa Ramalho à Biblioteca Municipal de Barcelos

15 Maio 2025

A Biblioteca Municipal de Barcelos acolheu esta quinta-feira o projeto 'Mochila Cultural', uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA) que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e às artes, promovendo a liberdade, a inclusão e os direitos humanos entre os mais jovens.

Sob o tema “ReconFIGURADO”, esta edição do projeto partiu de uma reinterpretação gráfica do Figurado de Rosa Ramalho, nome incontornável da tradição oleira barcelense. A mostra que resultou desse projeto reúne trabalhos desenvolvidos por alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e das escolas do concelho de Barcelos — AE Vale d'Este, AE Alcaides de Faria, Escola Secundária de Barcelinhos e AE Rosa Ramalho — os quais foram desafiados a mergulhar no universo do Figurado entre março e abril de 2025.

O ponto de partida foi a exposição "O Figurado de Rosa Ramalho na Coleção do Espanhol", realizada no Museu de Olaria em 2020. A partir daí, os alunos criaram peças inspiradas nas figuras tradicionais, aplicando técnicas e materiais diversos. Este exercício artístico serviu para explorar visualmente conceitos como o romântico, o popular, o masculino ou o artificial, com especial atenção à cor e à composição.

Presentes na inauguração da exposição estiveram várias entidades e personalidades, entre as quais a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Mariana Carvalho, que destacou “o empenho e a criatividade dos alunos na reinvenção das peças de Rosa Ramalho”, elogiando “a qualidade dos trabalhos apresentados”.

O Agrupamento Rosa Ramalho tem trabalhos expostos da EB de Rio Covo - Santa Eugénia e da EB Rosa Ramalho. A exposição pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Barcelos até ao próximo dia 23 de maio.

Os alunos do 7º ano turma 5 realizaram, na Biblioteca Municipal um workshop de olaria.

O projeto Mochila Cultural é uma das ações estruturantes do Plano Nacional das Artes. Assenta num trabalho em rede entre escolas, artistas e instituições culturais, promovendo o envolvimento da comunidade educativa em experiências culturais transformadoras que reforçam a identidade e o sentido de pertença dos jovens aos seus territórios.

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