Erasmus+ : “How Europe will save the world”

14 Abr 2024

Na semana de 4 a 8 de março, um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, foram em mobilidade a Millas, França, no âmbito do projeto Erasmus+ “How Europe will save the world”.

Durante a semana, os alunos participaram em atividades de Workshop sobre reciclagem e arte, visitaram a Themis (central solar), visitaram Calce, uma fábrica de reciclagem, banharam-se nas Termas Romanas de Dorres e fizeram uma apresentação do trabalho preparado antes da mobilidade - jogos sobre o tema do projeto.

Essas atividades permitiram que os alunos explorassem formas criativas e úteis para as pessoas reciclarem materiais e, em última análise, reduzirem o seu impacto no ambiente; desenvolver uma compreensão do desenvolvimento sustentável, com especial atenção à reciclagem; conheceram o objetivo principal de testar a produção de eletricidade a partir da energia solar, tomaram maior consciência de que a sustentabilidade ambiental é essencial para preservar os recursos naturais do planeta, proteger os ecossistemas, mitigar as alterações climáticas e promover a saúde e o bem-estar de todos.

Na apresentação dos trabalhos levados a cabo por cada país, o grupo da escola Rosa Ramalho elaborou um jogo parecido com o Jogo da Glória. O jogo envolvia os participantes na exploração de como podemos alcançar um mundo mais equilibrado e as consequências das nossas ações. Jogando o jogo e refletindo sobre ele depois, os participantes perceberam que tudo está interligado, que podemos mudar o mundo quando trabalhamos juntos e que mesmo ações aparentemente pequenas podem ter um grande impacto.

Os jogadores saem com a compreensão da importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de que todos temos um papel a desempenhar. A semana promoveu relações sustentáveis entre pessoas de diferentes culturas, credos, nacionalidades, línguas e origens, permitiu também celebrar a compreensão positiva das diferentes culturas em toda a comunidade europeia, envolver e cooperar com tantas culturas, grupos e indivíduos quanto possível, ajudando assim a eliminar barreiras à coesão e à inclusão social. A ideia de que todos somos Europa foi reforçada, assim como o seu principal papel na salvação do mundo!

O sentimento de orgulho de ser europeu tornou-se ainda maior.

Separadores Verticais